TAXA INTERNA DE RETORNO MODIFICADA - MTIR
O que é?
A TIR modificada (ou MTIR) é uma forma alterada da taxa interna de retorno e procura corrigir problemas relacionados à diferença de taxas reais de financiamento dos investimentos (despesas com valores negativos) e de aplicação de caixa excedente (receitas com valores positivos) existente no cálculo da TIR.
A principal finalidade da MTIR é estabelecer o retorno de um investimento que contemple a aplicação dos fluxos excedentes por uma taxa de aplicação e os déficits de fluxos por uma taxa de captação.
Sintaxe da função MTIR
=MTIR(valores; taxa_financiamento; taxa_reinvestimento)
- Valores é um intervalo que contenha os fluxos de caixa do investimento. Estes números representam uma série de pagamentos (valores negativos) e recebimentos (valores positivos) que ocorrem em períodos regulares. Os valores devem conter pelo menos um valor positivo e um negativo para calcular a taxa interna de retorno modificada.Observação: Se não houver ao menos um valor negativo neste intervalo, MTIR devolverá o valor de erro #DIV/0!; este erro ocorre porque a fórmula da MTIR envolve um quociente cujo denominador está relacionado aos pagamentos;
- Taxa_financiamento é a taxa de juros paga sobre o dinheiro usado nos fluxos de caixa;
- Taxa_reinvestimento é a taxa de juros recebida nos fluxos de caixa ao reinvesti-los. Geralmente, esta taxa representa o custo de capital do projeto.
Observação: Se você tentar utilizar a função MTIR e ela não for encontrada, será necessário ativar o suplemento de ferramentas de análise, através do item suplementos do menu ferramentas. Para instalar este recurso, o CD do Microsoft Office pode ser necessário.
Exemplo
No exemplo a seguir, calcularemos a MTIR de um projeto onde, além do investimento inicial, há um gasto complementar ao final do primeiro período. Observe a planilha:
Neste exemplo, a taxa de captação (financiamento) é de 15% ao período, e a de aplicação (reinvestimento), 10% ao período. Não podemos utilizar a TIR neste caso porque a taxa de reinvestimento ao longo do ciclo de vida do projeto não é a mesma da taxa de financiamento. Siga os passos abaixo para calcular a MTIR:
- Abra o assistente de função;
- Selecione a categoria financeira;
- Selecione a função MTIR;
- Aplique os argumentos da função e dê OK quando terminar. Observe a janela do assistente com os dados preenchidos:
Veja a fórmula da MTIR na célula G16:
Observe o resultado da função:
Pratique!
Caso não consiga abrir os arquivos, clique nos links com o botão direito do mouse e escolha "salvar como".