PRINCIPAIS SEGMENTOS DE FRANQUIAS
NO BRASIL – ALGUNS INDICADORES – 2001/2010
Alberto Lima
Consultor de Franchise
As informações obtidas das
tabelas baixo, com dados de faturamento e unidades (lojas), dos anos de 2001,
2009 e 2010, da Associação Brasileira de Franchising, são bastante
esclarecedoras a respeito da relevância desse setor para a economia brasileira,
como também fornecem importantes dicas para pessoas empreendedoras, empresários
que querem diversificar seus investimentos ou ainda aqueles que resolveram
concretizar seus sonhos de terem um negócio próprio, indicando-lhes os vários
segmentos de atuação que compõem o mercado de franquias no Brasil, quanto
faturam, número de lojas, vendas mensais por lojas e evolução de suas
participações nesse mercado de 2001 a 2010.
|
FATURAMENTO MENSAL P/LOJA(R$)
|
PARTIC.POR
SEGMENTO
|
CRESCIMENTO
%
|
|||||
SEGMENTOS
|
2001
|
2009
|
2010
|
2001
|
2009
|
2010
|
2001
|
2010
|
Negócios, Serviços e Outros Varejos
|
57.466
|
94.059
|
96.577
|
37
|
29,5
|
27,5
|
68,1
|
|
Esportes,Saúde,Beleza e Lazer
|
69.629
|
86.204
|
106.034
|
13
|
15,6
|
15,5
|
52,3
|
|
Educação e Treinamento
|
32.076
|
35.181
|
37.268
|
11,9
|
8,2
|
7,5
|
16,2
|
|
Alimentação
|
32.554
|
57.734
|
63.491
|
13,3
|
17,3
|
20
|
95,0
|
|
Vestuário
|
55.148
|
63.482
|
65.198
|
6,7
|
8,1
|
8,6
|
18,2
|
|
Acessórios Pessoais e Calçados
|
79.060
|
205.253
|
185.144
|
1,6
|
5,9
|
6,3
|
134,2
|
|
Veículos
|
22.845
|
50.367
|
53.123
|
3,1
|
4,2
|
3,6
|
132,5
|
|
Móveis, Decoração e Presentes
|
24.323
|
26.696
|
27.384
|
4,5
|
4,4
|
4,6
|
12,6
|
|
Limpeza e Conservação
|
79.555
|
69.106
|
81.230
|
1,6
|
1
|
0,9
|
2,1
|
|
Fotos, Gráficas e Sinalização
|
41.033
|
70.672
|
77.041
|
5
|
2,4
|
2
|
87,8
|
|
Informática e Eletrônicos
|
20.675
|
53.863
|
55.136
|
1
|
1,5
|
1,4
|
166,7
|
|
Hotelaria e Turismo
|
50.689
|
99.206
|
108.105
|
1,2
|
2
|
2
|
113,3
|
|
TOTAL
|
|
|
|
100
|
100
|
100
|
|
Dos dados acima podemos perceber:
O Segmento de Informática e Eletrônicos, apesar de ter sido o que apresentou maior crescimento no volume de vendas por loja, praticamente não melhorou sua participação no ranking geral das franquias em 10 anos ( 1,0/1,4), comportamento que sugere a ocorrência de apenas aumento dos preços relativos dos produtos vendidos;
· Acessórios Pessoais e Calçados foi o segmento que apresentou melhores taxas de crescimento combinados, com as vendas aumentando 134,2% e seu peso na composição do quadro geral de Franquias evoluindo de 1,6% para 6,3%;
· Negócios, Serviços e Outros Varejos; Educação e Treinamento; Veículos; Móveis, Decoração e Presentes; Limpeza e Conservação; Fotos, Gráficas e Sinalização foram os segmentos que apresentaram modestos níveis de crescimentos de vendas, mas tiveram diminuição de suas participações no quadro geral de Franquias;
· O Segmento de Alimentação mostrou-se com bom desempenho, uma vez que teve crescimento de 95,0% nas vendas e aumentou sua participação no quadro geral das franquias em 20%
Nenhum comentário:
Postar um comentário