JURASACUM
A função JUROSACUM calcula a taxa de juros incorridos de um título que paga juros periódicos. Ou seja, esta função retorna o valor de taxa de juros acumulados para os títulos que possuem pagamento de juros em períodos determinados, que podem ser, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.
Sintaxe da função JUROSACUM
=JUROSACUM (dt_emis; prim_juros; liquid; taxa; val_nominal; freqüência; base)
Onde:
- Dt_emis: é a data de emissão do título;
- Prim_juros: data em que a primeira taxa de juro do título é paga;
- Liquid: é a data de liquidação do título, e pode ser expressa como um número de série de data;
- Taxa: é a taxa de juro anual do título;
- Val_nominal: é o valor nominal do título. Caso este parâmetro não seja informado, o Excel assumirá o valor de US$ 1000 para este parâmetro;
- Freqüência: número de pagamentos de juros por ano do título. No caso de pagamento anual, a freqüência será 1; para semestral, 2; trimestral, 4;
- Base: é o tipo de base de contagem diária que pode assumir os valores de 0 a 4 - 0 ou omitida USA (NASD): 30/360; 1- Real/real; 2- Real/360; 3- Real/365; 4 -Europeu 30/360.
Exemplo
Suponha que iremos calcular as taxas de juros de um título do Tesouro que paga juros a cada semestre, onde os termos são os seguintes:
Para esta tarefa, faça o seguinte:
- Posicione o mouse sobre a célula C9;
- Digite a fórmula =JUROSACUM() na célula e clique sobre o botão fx, como indicado na figura abaixo:
- A janela Argumentos da função será carregada.
- Nesta janela você deverá informar os seguintes dados: Emissão: C3; Prim_juros: C5; Liquidação: C4; Taxa:C6; Valor nominal: C7; Freqüência: 2 (correspondente ao período semestral) e Base: 3 (Real/365).
- Para finalizar o cálculo da função JUROSACUM, clique em OK.
Como resultado, a função retornará o valor de 18,04 como taxa de juros acumulada periódica.
Importante: Para que essa função seja reconhecida pelo Excel, é necessário saber disponibilizar novas funções de planilha. Para isso, acesse ao menu Ferramentas, clique sobre Suplementos e ative a opção Ferramentas de Análise. Clique em OK para confirmar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário