COMO FAZER UMA ANÁLISE ECONÔMICA -
CONCEITOS BÁSICOS
Introdução
Nesse trabalho vamos apresentar os conceitos básicos que orientam a elaboração de uma boa análise econômica, utilizando uma didática simples porém eficiente, baseada no método de perguntas e respostas.
Assim, quando entramos em contato com o tema "Análise Econômica", normalmente são esses os questionamentos mais usuais por quem se inicia nesse ramo de conhecimento:
P: O que é um Balanço Patrimonial (BP).
R: É a posição dos investimentos (Ativo) e capitais empregados (Passivo) em uma determinada data. O BP é estático.
Exemplo: Dados de um BP em 31-12-2006.
P: Qual a principal segmentação do Ativo?
R: São duas:
- Ativo Operacional (AO): Todos os investimentos de que a empresa necessita para vender seus produtos ou serviços. Exemplos: Caixa, Clientes, Estoques, Edificações, Máquinas, Veículos, etc.
- Ativo Não Operacional (ANO): Todos os investimentos de que a empresa não necessita para vender seus produtos ou serviços. Exemplos: Empréstimos Concedidos a Controladas e Coligadas, Participação no Capital de Outras Empresas, Imóveis Ociosos ou Alugados a Terceiros, etc.
P: Qual a principal segmentação do Passivo?
R: O Passivo representa os capitais empregados. Os capitais podem vir de duas fontes:
- Capitais de dentro da operação: são os capitais que a própria operação oferece. Exemplos: Fornecedores, Impostos a Pagar, Salários e Encargos a Pagar, etc. Pode ser chamado de Passivo Operacional Passivo Espontâneo ou Passivo de Funcionamento.
- Capitais de fora da operação: São os capitais obtidos junto a bancos e acionistas. O capital obtido junto aos bancos será denominado de Capitais de Terceiros. O capital obtido junto a acionistas será denominado de Capital de Acionistas.
Exemplo (continuação do anterior): Dados de um BP em 31-12-2006.
P: Estes capitais de fora da operação têm custo?
R: Sim. O custo do capital de terceiros (CCT) se chama Despesas Financeiras ou Juros. O custo do capital de acionistas se chama Custo do Capital Próprio ou de Acionistas (CCA).
P: O que é o custo do capital dos acionistas (CCA)?
R: É o retorno mínimo que os acionistas esperam. O retorno dos acionistas acontece de duas formas: Dividendos e Valorização das Ações.
P: Por que o Ativo “bate” com o Passivo?
R: Se em 31-12-2006 temos $100.000 de investimentos (Ativo), obviamente temos que ter $100.000 de capitais empregados (Passivo).
P: O que é a Demonstração do Resultado de um Exercício (DRE)?
R: É um resumo dos principais eventos que afetaram o Patrimônio Líquido para mais (Receitas) e para menos (Custos e Despesas). Em resumo: a DRE mostra como se formou o lucro de um determinado período.
Se o PL no início de um período era de $100.000, após o LL de $19.800 passará para $119.800.
P: O que é uma análise econômica?
R: É a análise que se baseia no lucro da empresa. Objetiva, portanto, qualificar o lucro da empresa dentro de um determinado período.
P: O que é o lucro?
R: É o resultado do esforço na gestão dos Investimentos (ativos). Portanto, a origem do lucro está nos investimentos, e não nas receitas. Em resumo: quando estamos analisando o lucro, de fato, o que estamos fazendo é analisar a qualidade dos investimentos.
P: Quais os tipos de lucro que uma empresa apresenta?
R: Os três tipos de lucro são:
1. Lucro Operacional (LO).
2. Lucro Líquido (LL).
3. Lucro Econômico (LE).
P: O que é Lucro Operacional (LO)?
R: É o lucro proveniente da gestão dos Ativos Operacionais, sem levar em consideração a maneira como estes ativos foram financiados. Ou seja, o Lucro Operacional é a diferença entre as Receitas da operação menos todos os Custos e Despesas da operação. Portanto, o Lucro Operacional considera somente os gastos com a operação e, por conseguinte, não considera os custos do capital, nem de terceiros nem de acionistas.
P: O que é Lucro Líquido (LL)?
R: É o Lucro Operacional menos o Custo do Capital de Terceiros (Despesas Financeiras ou Juros). É o lucro que pertence aos acionistas. Este lucro não é completo, pois não considera o custo do capital de acionistas (CCA).
P: O que é Lucro Econômico (LE)?
R: É o Lucro Líquido menos o custo de capital de acionistas. Em resumo: é a diferença entre as receitas menos todos os custos e despesas da operação menos os custos do capital de terceiros e de acionistas. É o lucro completo. O Lucro (ou Prejuízo) Econômico pertence aos acionistas. Se positivo, indica criação de valor para o acionista. Se negativo, indica destruição de valor para o acionista.
P: O que é EVA?
R: É o Economic Value Added, terminologia criada e registrada pela consultoria americana Stern & Stuart. Tem o mesmo significado de Lucro Econômico.
Boa Sorte