sexta-feira, 3 de julho de 2015

PLANILHA PARA PROJEÇÃO E AJUSTE DAS VENDAS










PLANILHA PARA PROJEÇÃO E AJUSTE DA RECEITA DE VENDAS


A Planilha pronta para download poderá ser solicitada pelo e-mail
albertolima3@gmail.com


Introdução

Hoje vamos aprender como montar uma planilha de projeção das receitas de vendas mais automática, evidenciando eventuais ajustes nos preços e respectivos volumes e variações cambiais projetadas.

Elaborar a projeção de receitas de venda envolve a atenção de diversos detalhes como a necessidade ajustes e atualização de dados no futuro quando não são estruturados de forma automática.

Quando os ajustes de uma planilha são feitos manualmente, a probabilidade de erros e “esquecimentos” é muito maior, o que aumenta na mesma proporção a probabilidade de erros no resultado final e consequentemente na análise e, o que é pior, na tomada de decisão.

Na elaboração de uma planilha muitos tentam “encurtar” o trabalho fazendo ajustes direto na fórmula de uma ou mais células, o que provoca um processo demorado na busca de eventuais diferenças para localizar o “porquê” os valores não apresentam um resultado final desejado, principalmente quando mais de uma pessoa mexe na mesma planilha com objetivos diferentes.

Vejamos como isso pode ser feito de forma prática!

O que fazer?

  • Se datas projetadas não são automáticas e há sempre a necessidade de ajustes;
  • Se não são evidenciados os eventuais ajustes no tempo do Preço de Venda e Volume por produto assim como a Variação Cambial para os produtos exportados?;
  • Se eu quiser deixar automática a periodicidade das projeções, dependendo de interesses internos na empresa e necessidade de detalhamento, podendo mudar a periodicidade em diversas formas como anual, mensal, trimestral, etc.

Considere a Planilha abaixo e siga as orientações para sua montagem:




Montagem da planilha

§  Em B6 (Data da elaboração das projeções) você pode utilizar a função HOJE para automatizar a data.
§  Já em B7 (Data base) aconselhemos o uso da função FIMMÊS para apresentar a data final do mês, aninhada com a função HOJE, completando o campo meses em “-1 para considerar o mês exatamente anterior ao mês em análise para que seja instituído como base.
§  Em F7 você deverá exibir uma “Barra de Formulários” seguindo a seqüência de Exibir/Barra de Ferramentas/Formulários.
§  Nesse caso sugerimos a escolha do formulário “Controle Giratório” colocando os limites de Valor mínimo de 1, Valor máximo de 12, Alteração Incremental de 1, e Vínculo da Célula em $E$7 para apresentar o valor.
Pronto! Agora será possível vocês estipular de forma automática a periodicidade da sua projeção, podendo ser mensal, trimestral, anual ou outra forma mais adequado às suas necessidades.

§  Em B10 você deverá referencial com a célula B7 para manter a mesma base de partida.
§  Já à partir de C10 você deverá incluir a fórmula FIMMÊS em cada célula para considerar sempre a data final do mês, estipulando a célula anterior como Data_inicial e a célula E7 como meses.  O mesmo deverá ser feito para as células seqüenciais.
§  Acima da linha do Preço de Venda, você deverá incluir uma linha para apresentar as prováveis Variações do Preço de Venda em suas projeções que dever apresentar uma formatação %.
No primeiro preço projetado, você deverá considerar o preço anterior e multiplicar pela a variação do período, ou seja: Preço de Venda Anterior * (1+Variação do Preço de Venda no Período). Isso ajustará o preço ou manterá o mesmo se a variação for zero.
§  O mesmo procedimento deverá ser incluído para Volume do Produto A, Câmbio (Mercado Externo), Preço de Venda do Produto B e Volume do Produto B, que deverão ser ajustados pelas suas respectivas variações (cada item deverá ter a sua própria variação);

Conclusões

  • Dessa forma as variações serão muito mais automáticas as principais variáveis de uma Receita de Venda estarão evidenciadas e poderão ser ajustadas facilmente dependendo do interesse e expectativa futuras.
  • O mesmo se diz quanto a necessidade de ajustes rápidos quanto a periodicidade das projeções quanto a ser mensal, trimestral, anual, etc.

Boa Sorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário