PLANILHA PARA PROJETAR VENDAS USANDO REGRESSÃO LINEAR
(Esta planilha pronta está disponível para download através do e-mail albertolima3@gmail.com)
Introdução
Muitas vezes buscamos uma forma mais técnica para projetar a receita de vendas através de modelos estatísticos mais adequados.
Se a empresa entende que exista uma alta correlação entre o aumento de receita das vendas com os gastos com propaganda e também o incentivo através de comissão de vendas, estaremos então diante de uma Regressão Linear Múltipla, pois a Receita de Vendas é influenciada por mais de uma variável "controlada" .
Nesse caso é possível utilizar tanto a função PROJ.LIN (que pode dar informações estatísticas mais detalhadas) ou mesmo a função TENDÊNCIA (que é utilizada quanto já tenho certeza do auto grau de correlação entre as variáveis).
Vejamos então como projetar a receita de vendas para esse mês, tendo como correlação duas variáveis que, a princípio, influenciam no resultado de receita de vendas, que, através da estimativas são determinadas pelosgastos com propaganda e também pela comissão de vendas.
Projeção Utilizando Funções Estatísticas(Projeção com 2 Variáveis)
Utilizando as Funções PROJ.LIN e TENDENCIA
Informações
A tabela acima demonstra a evolução das receitas de uma empresa ao longo dos últimos 20 meses;
A evolução anual das receitas apresenta uma relação razoável com a evolução dos Gastos com Propaganda e Comissão de Vendas simultaneamente;
Isso pode caracterizar uma alta relação entre as variáveis dependentes (Vendas (Y)) e as variáveis independentes (Gastos com Propaganda (M1) e Comissão de Vendas (M2)) que devemos confirmar através da correlação do r2, que pode ser calculado através da expansão da função matricial do PROJ.LIN e também da função TENDÊNCIA do Excel para determinar esse grau de correlação.
Nesse caso temos um problema que envolve a regressão linear múltipla, pois vendas estão relacionadas com duas variáveis, que nesse caso são Gastos com Propaganda e Comissão de Vendas. Se fosse relacionada a mais apenas uma variável, essa seria considerada como regressão linear simples.
Não aconselhamos que a variável dependente (X1) seja incluída na tabela como percentual, pois nesse caso o valor da fórmula retornará como incorreta. Aconselhamos que transforme em número absoluto, conforme demonstrado na coluna D da tabela.
Nesse caso é possível utilizar tanto a função PROJ.LIN (que pode dar informações estatísticas mais detalhadas) ou mesmo a função TENDÊNCIA (que é utilizada quando já tenho certeza do auto grau de correlação). Importante: Quanto maior for a série histórica, melhor será a qualidade da reta de projetada.
A evolução anual das receitas apresenta uma relação razoável com a evolução dos Gastos com Propaganda e Comissão de Vendas simultaneamente;
Isso pode caracterizar uma alta relação entre as variáveis dependentes (Vendas (Y)) e as variáveis independentes (Gastos com Propaganda (M1) e Comissão de Vendas (M2)) que devemos confirmar através da correlação do r2, que pode ser calculado através da expansão da função matricial do PROJ.LIN e também da função TENDÊNCIA do Excel para determinar esse grau de correlação.
Nesse caso temos um problema que envolve a regressão linear múltipla, pois vendas estão relacionadas com duas variáveis, que nesse caso são Gastos com Propaganda e Comissão de Vendas. Se fosse relacionada a mais apenas uma variável, essa seria considerada como regressão linear simples.
Não aconselhamos que a variável dependente (X1) seja incluída na tabela como percentual, pois nesse caso o valor da fórmula retornará como incorreta. Aconselhamos que transforme em número absoluto, conforme demonstrado na coluna D da tabela.
Nesse caso é possível utilizar tanto a função PROJ.LIN (que pode dar informações estatísticas mais detalhadas) ou mesmo a função TENDÊNCIA (que é utilizada quando já tenho certeza do auto grau de correlação). Importante: Quanto maior for a série histórica, melhor será a qualidade da reta de projetada.
O que temos que fazer?
Se a empresa precisa projetar a receita de vendas de uma forma estatística mais técnica;
Se a empresa entende que exista uma alta correlação entre o aumento das vendas, os gastos com propaganda e o incentivo através de comissão de vendas;
Qual o objetivo?
- Como projetar a receita
de vendas para esse mês, tendo como correlação duas variáveis que, a
princípio, influenciam no resultado do aumento de receita de vendas, que,
segundo estimativas, deveremos determinar os gastos com propaganda nem $95 mil e comissão de vendas em 2,5%?
ORIENTAÇÕES PARA A MONTAGEM E UTILIZAÇÃO DA PLANILHA
- Nessa
planilha especial você pode calcular o valor de projeção de receita de
vendas de duas formas:
- Utilizando
a equação da reta (com o uso da função PROJ.LIN); ou
- Utilizando
a função TENDÊNCIA.
- Calcule
o r2
(Grau de Confiança da Reta), M1, M2 e a constante B, através da expansão matricial da função PROJ.LIN do Excel, utilizando os
seguintes passos:
- Determine
o coeficiente angular (M)
através da função PROJ.LIN. O
resultado da fórmula será, nesse caso, M2.
- Mantenha
o cursor posicionado no resultado do PROJ.LIN
(M2).
- Expanda
o cursor de uma para três colunas e de uma para quatro linhas, utilizando
o seu próprio mouse ou segurando a tecla Shift do teclado e expandido o cursor com as teclas de setas
do seu teclado;
- Solte
tudo simultaneamente;
- Aperte
e em seguida solte a tecla F2
no canto superior esquerdo do seu teclado para editar a função PROJ.LIN;
- Aperte
simultaneamente as teclas na seguinte seqüência: Crtl, Shift e Enter;
- Para
finalizar, solte tudo simultaneamente;
- Você
terá como resultado uma pequena tabela como apresentado acima na célula
J10.
- Com
a expansão da função PROJ.LIN
de forma matricial é possível obter e analisar diversos dados,
principalmente para estruturar a sua equação da reta para projeção linear
múltipla;
- Verifique
o posicionamento das informações mais relevantes para a estruturação da
sua fórmula para calcular a projeção de receita de vendas com o uso do PROJ.LIN;
- Você
deve ter atenção dobrada para estruturar a sua nova equação da reta, onde
serão necessárias as seguintes informações:
- Y = (M1.X1)+(M2.X2)+B
- Importante:
Verifique corretamente o posicionamento de cada variável para estruturar
a sua fórmula!
- Com
a estruturação da fórmula e referência as respectivas células você terá
como resultado o valor projetado de venda com o uso da função PROJ.LIN e um grau de confiança de
correlação dos dados históricos de 62,35%.
- Agora,
para efeito de comparação, calcule o valor de projeção de vendas
utilizando a função TENDÊNCIA.
- Conclusão: considerando a
correlação dos dados históricos de Gastos com Propaganda, % de Comissão de
Vendas e a Receita de Vendas, para um Gasto com Propaganda de $95 mil reais e a determinação do
novo % de comissão de vendas estipulado em 2,5%, teremos um valor de receia
de venda de R$1.000,44 mil, com uma probabilidade de acerto de 62,35%, conforme determinado pelo r2.
Boa Sorte
Nenhum comentário:
Postar um comentário