PRINCIPAIS SEGMENTOS DE FRANQUIAS
NO BRASIL – ALGUNS INDICADORES – 2001/2010
Alberto Lima
Consultor de Franchise
As informações obtidas das
tabelas baixo, com dados de faturamento e unidades (lojas), dos anos de 2001,
2009 e 2010, da Associação Brasileira de Franchising, são bastante
esclarecedoras a respeito da relevância desse setor para a economia brasileira,
como também fornecem importantes dicas para pessoas empreendedoras, empresários
que querem diversificar seus investimentos ou ainda aqueles que resolveram
concretizar seus sonhos de terem um negócio próprio, indicando-lhes os vários
segmentos de atuação que compõem o mercado de franquias no Brasil, quanto
faturam, número de lojas, vendas mensais por lojas e evolução de suas
participações nesse mercado de 2001 a 2010.
|  | 
FATURAMENTO MENSAL P/LOJA(R$) | 
PARTIC.POR
  SEGMENTO | 
CRESCIMENTO
  % | |||||
| 
SEGMENTOS | 
2001 | 
2009 | 
2010 | 
2001 | 
2009 | 
2010 | 
2001 | 
2010 | 
| 
Negócios, Serviços e Outros Varejos | 
57.466 | 
94.059 | 
96.577 | 
37 | 
29,5 | 
27,5 | 
68,1 | |
| 
Esportes,Saúde,Beleza e Lazer | 
69.629 | 
86.204 | 
106.034 | 
13 | 
15,6 | 
15,5 | 
52,3 | |
| 
Educação e Treinamento | 
32.076 | 
35.181 | 
37.268 | 
11,9 | 
8,2 | 
7,5 | 
16,2 | |
| 
Alimentação | 
32.554 | 
57.734 | 
63.491 | 
13,3 | 
17,3 | 
20 | 
95,0 | |
| 
Vestuário | 
55.148 | 
63.482 | 
65.198 | 
6,7 | 
8,1 | 
8,6 | 
18,2 | |
| 
Acessórios Pessoais e Calçados | 
79.060 | 
205.253 | 
185.144 | 
1,6 | 
5,9 | 
6,3 | 
134,2 | |
| 
Veículos | 
22.845 | 
50.367 | 
53.123 | 
3,1 | 
4,2 | 
3,6 | 
132,5 | |
| 
Móveis, Decoração e Presentes | 
24.323 | 
26.696 | 
27.384 | 
4,5 | 
4,4 | 
4,6 | 
12,6 | |
| 
Limpeza e Conservação | 
79.555 | 
69.106 | 
81.230 | 
1,6 | 
1 | 
0,9 | 
2,1 | |
| 
Fotos, Gráficas e Sinalização | 
41.033 | 
70.672 | 
77.041 | 
5 | 
2,4 | 
2 | 
87,8 | |
| 
Informática e Eletrônicos | 
20.675 | 
53.863 | 
55.136 | 
1 | 
1,5 | 
1,4 | 
166,7 | |
| 
Hotelaria e Turismo | 
50.689 | 
99.206 | 
108.105 | 
1,2 | 
2 | 
2 | 
113,3 | |
| 
TOTAL |  |  |  | 
100 | 
100 | 
100 |  | |
Dos dados acima podemos perceber:
O Segmento de Informática e Eletrônicos, apesar de ter sido o que apresentou maior crescimento no volume de vendas por loja, praticamente não melhorou sua participação no ranking geral das franquias em 10 anos ( 1,0/1,4), comportamento que sugere a ocorrência de apenas aumento dos preços relativos dos produtos vendidos; 
·         Acessórios Pessoais e Calçados foi o segmento que apresentou melhores taxas de crescimento combinados, com as vendas aumentando 134,2% e seu peso na composição do quadro geral de Franquias evoluindo de 1,6% para 6,3%; 
·         Negócios, Serviços e Outros Varejos; Educação e Treinamento; Veículos; Móveis, Decoração e Presentes; Limpeza e Conservação; Fotos, Gráficas e Sinalização foram os segmentos que apresentaram modestos níveis de crescimentos de vendas, mas tiveram diminuição de suas participações no quadro geral de Franquias; 
·         O Segmento de Alimentação mostrou-se com bom desempenho, uma vez que teve crescimento de 95,0% nas vendas e aumentou sua participação no quadro geral das franquias em 20%
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário