sexta-feira, 27 de abril de 2012

PORQUE A FRANQUIA É UM NEGÓCIO ATRAENTE


PORQUE A FRANQUIA É UM NEGÓCIO ATRAENTE
Alberto Lima


Maior Possibilidade de Sucesso

Sem dúvida alguma, o franqueado terá maiores possibilidades de sucesso em seu negócio utilizando-se do Sistema de Franquia Formatada do que lançando-se por conta própria em um negócio independente.

A razão é bastante simples. Enquanto o franqueador já possui uma rede própria de distribuição, cujo sucesso de marca foi, após vários testes de produtos, fortalecida e está consagrada no mercado, o negociante independente terá de construir o seu negócio do zero.

Entrar em um negócio já existente e de sucesso diminui os riscos de fracasso em 90% dos casos, segundo estatísticas publicadas, uma vez que um negócio independente terá de fortalecer a sua marca, com todas as dificuldades e riscos inerentes a qualquer atividade econômica, o franqueador poderá transferir o seu sistema e marca já comprovado ao franqueado, a um risco bem menor do que as prováveis perdas, erros e testes, cujo custo de aprendizado certamente será bem mais alto.

Outro fato a se considerar é a relativa facilidade de instalação de um ponto de venda, em relação à difícil tarefa de mantê-lo produtivo e rentável ao longo do tempo.

Muitas das tarefas de responsabilidade do franqueador dentro do Sistema de Franquia Formatada não serão realizadas pelo proprietário de um negócio independente, ou por falta de recursos financeiros e humanos, por falta de habilidade gerencial ou por desconhecimento do mercado. Portanto, iniciar uma atividade comercial com apoio total do franqueador já é mais do que meio caminho andado em direção ao sucesso.

Plano de Negócio já testado

Um bom e efetivo Plano de Negócio, que antecede qualquer investimento e prevê tanto receitas quanto despesas, precisa ser objeto de permanente preocupação do empreendedor.

Muitas vezes o pequeno empreendedor independente não tem tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que afetam o seu negócio. Rapidamente, o esforço despendido na montagem da estratégia inicial do seu empreendimento estará desatualizada. Se o plano de negócios não for constantemente revisado, alguma surpresa desagradável não prevista surgirá repentinamente. Exemplo: uma crise de mercado, causada pelo baixo nível de consumo, ou a criação de novo negócio pela concorrência mais forte e organizada das grandes redes de distribuição, ou uma nova lei criada pelo governo. Em quaisquer dessas hipóteses, além de outros obstáculos que o comerciante independente normalmente teria de ultrapassar, melhor ele faria se estivesse apoiado por compe- tente franqueador e pudesse instalar-se e expandir com menor risco financeiro com base em um completo Plano de Negócios do Franqueador.

Maior Garantia de Mercado

O franqueado gozará da vantagem competitiva de seu franqueador, pois este, além de já ter testado seus produtos e marcas no mercado, também planejou sua expansão de tal forma que é conhecedor do perfil dos clientes de seus produtos. Conhece também todos os pormenores do processo de melhor produzir e/ou vender, tem informações sobre as estratégias de seus concorrentes, elaborou um bom plano de marketing e vem obtendo sucesso no seu mercado cativo. O consumidor rapidamente se acostumará a adquirir os mesmos produtos e/ou serviços da rede franqueada, além da possibilidade de negociar a exclusividade de vendas em seu território devidamente delimitado, o que dará maior garantia na exploração de um mercado cativo no local da sua unidade.

Menores Custos de Instalação

Geralmente, os custos de instalação de um negócio independente fogem à previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor. Isto não acontece no caso de uma Franquia Formatada.

O franqueador informará ao franqueado todos os custos, desde a concepção até a instalação total da sua unidade. lrá calcular e informar o custo a ser rateado com outros franqueados ao fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção, executar a fiscalização da obra, especificar máquinas e equipamentos, enfim, dar todo o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Nem sempre essa contribuição vali- osa, adquirida pelo know-how anteriormente desenvolvido pelo franqueador, é repassada integralmente de forma a viabilizar a instalação da unidade a um menor custo ao franqueado. Muitas vezes, as informações publicadas em artigos, guias e propaganda paga não correspondem à realidade do mercado.Quanto ao retomo sobre o investimento inicial, espera-se que seja mais rápido em um negócio pelo Sistema de Franquia do que em relação a empreendimentos independentes, cujos custos imprevistos e extras terão de ser totalmente absorvidos pelos empresários solitários.

Economia de Escala

Todos os custos de propaganda serão rateados entre os participantes da rede franqueada, o que faz diminuir o investimento em termos de quantidade, bem como melhorar a sua qualidade. Nas campanhas de publicidade, por exemplo, a rede pode contar com uma verba de propaganda maior, visando melhorar a qualidade de mídia e obter maior abrangência geográfica dos meios de comunica- ção, permitindo, assim, melhor visualização da marca e fortalecimento da imagem a um custo bem menor do que uma campanha totalmente financiada pelo empresário independente.

O fundo de publicidade arrecadado entre os participantes da rede, para financiar as despesas de propaganda e publicidade, será investido dentro de um plano de marketing global integrado, que beneficiará toda a rede. Quanto maior a rede de distribuição, maior será a sua visibilidade pelos consunmidores de seus produtos e/ou serviços.

Quanto às vantagens de preços obtidas por uma central de compras da rede, são evidentes as economias de escala, não só pela aquisição de lotes econômicos ideais, bem como em relação à manutenção de estoques reguladores, logística e distribuição de produtos, administração de materiais e outros benefícios. No investimento em ativo fixo, isto é, compra de máquinas, equipamentos e construção da sua unidade, os franqueados também poderão usufruir dos benefícios de redução de preços por quantidade, pois o franqueador irá indicar os melhores fornecedores de bens e serviços, além de despender menos recursos na instalação e/ou relocação das máquinas e equipamentos conforme layout padronizado e testado. Suprimentos bem administrados podem gerar grandes lucros ao franqueador, cujas vantagens de economia de escala são parcialmente repassados à rede Franqueada.

Maior Crédito

Os franqueados poderão vender os produtos e/ou serviços a um custo menor do que a concorrência local e do empreendedor independente que, por não ter um tamanho econômico significativo, não usufruirá de descontos nos preços e prazos alongados ou de pagamentos em condições especiais. Os pequenos comerciantes individuais geralmente não possuem um sólido cadastro financeiro para garantir compras a prazo e, em conseqüência, não conseguem obter créditos privilegiados junto às instituições financeiras e fornecedores, ou descontos que façam aumentar a sua margem de lucro.

Em compensação, todos os participantes de uma Rede franqueada gozam dos maiores benefícios creditícios, pois o sistema financeiro conhece as ligações do franqueador com seus associados, o que facilita a obtenção de créditos especiais, pois o franqueador dispõe de um significativo cadastro financeiro. Hoje a ABF – Associação Brasileira de Franchising estará disponibilizando um sistema de rating – classificação de risco com base na análise do negócio do franqueador, que facilitará a avaliação de risco do sistema de crédito bancário. Também este ano de 2000 foi assinado um convênio com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento que vai abrir uma linha de crédito para o Sistema de Franquia e que deverá ser repassado ao bancos comerciais.

Maior Lucratividade

O franqueado terá maior índice de lucratividade do que um empresário independente, uma vez que ele se beneficiará das economias de escala com maiores créditos, prazos de pagamento mais elásticos, menores custos de instalação, despesas reduzidas pelo rateio da verba de propaganda da marca e outras despesas inerentes à montagem do seu novo negócio. Conseguirá então obter melhor balanceamento dos investimentos inerentes à implantação da sua unidade, pois, sem dúvida, o seu fluxo de caixa refletirá um perfil de dívida alongado, permitindo financiar parte dessas despesas, com as entradas de suas vendas, equilibrando o seu capital de giro e gerando uma maior lucratividade por unidade vendida.

Um (ROI) Retorno sobre o Investimento mais Rápido

O retomo do investimento em unidades franqueadas será também obtido mais rapidamente que o empresário independente, uma vez que todos os benefícios de economias de escala acima descritos influirão positivamente, reduzindo os custos e conseqüentemente os prazos para se atingir o ponto de equilíbrio e iniciar a fase de obtenção de lucros líquidos.

Pesquisa e Desenvolvimento

O franqueado não despenderá seus recursos financeiros, seu tempo e tirocínio na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Essa tarefa cabe inteiramente ao franqueador que, a seu custo, vai manter equipes de profissionais que identifiquem outros nichos de mercado, buscando conhecer aquilo que os clientes de seus produtos querem. Com base nos dados de pesquisas de mercado, o franqueador desenvolverá novos produtos e/ou aperfeiçoará os já existentes, objetivando aumentar as vendas através das técnicas de obsoletismo planejado de seus produtos e/ou serviços. Além disso, quando estes novos produtos forem lançados na rede, elas já terão passado pela fase de testes nas unidades próprias do franqueador. Dessa forma, o custo de aprendizado do franqueado será bem menor do que as despesas de pesquisa de mercado e o desenvolvimento do produto por sua própria conta.

Independência do seu Negócio

O franqueado que se associar a um sistema de franquia será independente jurídica e financeiramente em relação ao franqueador. Em outras palavras, a sua razão social estará desvinculada da razão social do franqueador. O vínculo existirá somente com relação ao nome de fantasia, isto é, com a denominação da marca e logotipo que giram na praça.

O vínculo contratual é intuitus personae, isto é, existe somente entre o titular do nome/marca/logotipo e a pessoa física do franqueado. Este precisa abrir uma empresa, pessoa jurídica, para administrar o contrato de franquia em nome da sua pessoa física.

Financeiramente, não existe vínculo pelo contrato de franquia e todas e quaisquer operações financeiras são de responsabilidade individual, inexistindo contratualmente o instituto da responsabilidade solidária entre as partes, pois são duas pessoas jurídicas distintas.

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