sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

COMO ESTIMAR A IMPORTÂNCIA DE UMA VARIÁVEL SOBRE OUTRA







INTRODUÇÃO
O objetivo deste texto é reforçar conceitos e procedimentos que conduzam a uma melhoria na capacidade de análise de econômica das empresas, que nos permita estimar quantas vezes uma determinada variável é mais importante que outra em um contexto de análise econômico-financeira.
A atividade da qual você mais se beneficiará do conteúdo deste texto é a elaboração de cenários para as suas análises prospectivas, recorrendo a exemplos simples, todavia suficiente para alcançar nossos objetivos, considerando conceitos básicos, já apresentados em textos anteriores. Qualquer dúvida recorra a eles.
O objetivo deste primeiro conteúdo é o seguinte: como determinar quantas vezes uma variável é mais importante do que outra.
Exemplo:
Quantas vezes a variável preço é mais importante do que gasto variável? Quantas vezes a variável gasto variável é mais importante do que volume? Quantas vezes a variável volume é mais importante do que gasto fixo? Etc.
Observe todos os dados do caso prático a seguir:
RESUMO DAS PROJEÇÕES
Lucro operacional líquido
$140
(-) Custo do CCT + CCA
($105)
(=) EVA
$35
A pergunta é a seguinte: Quantas vezes a variável preço de venda é mais importante do que variável volume?
Para responder a estas perguntas fazemos as seguintes observações:
  • Definimos um foco muito claro: o EVA. A variável mais importante é aquela cuja mudança causa mais impacto o EVA.
  • Estabelecemos um viés: é de alta. Mexeremos nas variáveis de tal forma que elas aumentem o EVA.
  • Alteraremos uma variável de cada vez.
  • Assumiremos o mesmo fator de variação: 10%. O que causa mais mudança no EVA: aumentar o preço de venda unitário em 10% ou aumentar ovolume de vendas em 10%?
O que acontece com o EVA se aumentarmos o preço de venda unitário em 10% (de $10 para $11)? As demais variáveis se mantêm constantes.
O que acontece com o EVA se aumentarmos o volume de vendas em 10% (de 100 para 110)? As demais variáveis se mantêm constantes.
O EVA quase duplica: passa de $35 para $63. Crescimento de 80%.
Agora podemos responder à pergunta: quantas vezes a variável preço de venda unitário é mais importante do que a variável volume de vendas?
Basta dividir o crescimento de 200% pelo crescimento de 80%.
A relação é de 2,5. Portanto, a variável preço de venda unitário é mais importante do que a variável volume de vendas 2,5 vezes.
Aumentar o preço de venda unitário em 1% equivale a ter que aumentar o volume de vendas em 2,5%%.
Portanto, se quiséssemos alcançar o EVA de $105 aumentando o volume de vendas, seu crescimento precisaria ser de 25%, e não apenas de 10%.
O volume de vendas precisaria passar de 100 para 125 unidades anuais.
Veja os números a seguir:
RECOMENDAÇÃO:
Abra o aplicativo em Excel que acompanha este texto e faça suas próprias simulações.
BOA SORTE.

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