segunda-feira, 20 de abril de 2015

COMO CALCULAR AS HORAS DE UM PROJETO








Apresentação


Suponha que você tenha que elaborar uma planinha para controlar o número de horas efetivamente trabalhadas e o respectivo valor de um projeto de implantação de Orçamento em Excel. Como podemos somar o valor das horas totais e calcular o valor monetário até então gastos e apresentando o valor por extenso sem que o Excel apresente erro?

Para que não haja nenhuma dúvida será necessário apresentar de forma automática o valor por extenso do valor do custo hora e também o valor total calculado.

No entanto, alguns problemas podem ser detectados na elaboração da sua planilhas como:

  • A formatação padrão de hora não funciona para obter o valor total das horas trabalhadas;
  • A formatação padrão de hora não permite que seja calculado o custo total de horas multiplicando apenas o valor total de horas efetivamente trabalhada e o valor do custo hora;
  • Não existe uma função padrão do Excel que possa apresentar sempre o valor por extenso do custo hora e também do valor total do projeto.

Isso poderá ser simples de solucionar desde que você tenha a função ou ferramenta adequado do Excel, ou ainda criar através de novos Suplementos no Excel. Vejamos como isso pode ser feito.

Importante: Não esqueça de colocar a segurança de macros no nível médio ou baixo além de clicar na opção "Ativar Macro" nas planilhas disponíveis abaixo quando você for abrí-la. Caso contrário você terá problemas para utilizar essas planilhas. Exemplo:




Montagem da planilha 

  • Um dos pontos relevantes na estruturação dessa planilha é a formatação da célula (Formatar/Célula). Por isso, você deve verificar que:
    1. De A9:A14  a formatação está como “Data” no formato “*14/03/2001”;
    2. De B9:B14 a formatação está como “Personalizado” no formato “ddd”;
    3. De C9:F14 a formatação está como “Personalizado” no formato “hh:mm
    4. Importante: Para inputar o valor de uma hora qualquer input sempre no formato hora:minutos:segundos, ou seja, se for 2 horas, 45 minutos e zero segundos, input como 02:45:00. Caso contrário não dará certo.
  • Em F15 coloque a formatação que permite efetuar operações matemáticas de horas, utilizando a formatação de “Hora” e escolhendo a opção 37:30:55;
  • Em seguida construa a fórmula de soma (SOMA) somando o valor das horas efetivamente trabalhadas do primeiro dia ao último dia apurado no projeto, ou seja, de F9:F14;
  • Em F17 você deverá apurar o valor total a pagar pelo projeto multiplicando o total de horas trabalhadas (F15) e o valor do custo hora (F16):
1.       Importante: Como as horas são calculadas internamente pelo Excel em 1/24 do valor apresentado, para apurar esse cálculo corretamente você deverá inverter o cálculo padrão do Excel, multiplicando o valor total de horas por 24 e só depois multiplicar pelo custo hora. Exemplo: Valor total de horas trabalhadas x 24 x Valor do custo hora
  • Em seguida, você deverá colocar uma nova fórmula em G16 e G 17 para apresentar os respectivos valores de F16 e F17 por extenso utilizando a nova função do grupo Definidas pelo Usuário,  que está estruturada como Extenso Reais;
  • ATENÇÃO!:  Para você incorporar uma nova função e disponibilizar para outras planilhas é necessário gravar esse novo Suplemento no seu micro. Veja como isso pode ser feito seguindo a instruções do outro arquivo anexo “Como incorporar novos Suplementos na sua planilha”.

OBSERVAÇÃO: Informo que disponho dessa planilha pronta (COMO CALCULAR AS HORAS DE UM PROJETO) que poderá ser solicitada através do e-mail albertolima3@gmail.com


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