quinta-feira, 9 de abril de 2015

PLANEJANDO MELHOR (FUNÇÃO CRESCIMENTO DO EXCEL)








Introdução


Após ajustar um modelo de regressão para um conjunto de dados, podemos prever o valor médio de uma variável dependente de outra. Isto pode ser feito através do uso da função TENDÊNCIA do Excel, que devolve valores em uma tendência linear a partir de um conjunto dado de pontos.
Entretanto, em muitos casos o relacionamento entre as varáveis é não linear. Nos casos em que o relacionamento entre as variáveis não é linear, a função CRESCIMENTO do Excel poderá fornecer uma linha de ajuste mais apropriada. Em especial, a função CRESCIMENTO é utilizada quando os valores seguem uma tendência exponencial; a curva de ajuste será calculada de forma a minimizar a distância entre seus pontos.

Sintaxe da função CRESCIMENTO

=CRESCIMENTO(val_conhecidos_yval_conhecidos_xnovos_valores_xconstante)
  • Val_conhecidos_y são valores de y que você já conhece na relação y(x) = b·mx;
  • Val_conhecidos_x são valores de x que você já conhece na relação y(x) = b·mx. Para cada valor de x há um valor de y correspondente de acordo com a relação acima;
  • Novo_x é o novo valor de x para o qual você deseja que a função CRESCIMENTO devolva um valor y(x)correspondente;
  • Constante é um valor lógico que força a constante b a se igualar a um. Este valor é opcional e definido por padrão como verdadeiro. Caso o valor utilizado seja falso, a constante será igual a um, de forma a obtermos a relação y(x) = mx, ou seja, a exponencial passará obrigatoriamente pelo ponto (0; 1).


Exemplo

Suponha que o gerente de vendas de uma loja quer prever o retorno de uma campanha de marketing através de link patrocinado na internet. O portal escolhido fornece uma tabela de acessos em função do tempo de exposição na internet. A quantidade de acessos, de acordo com a experiência do portal que oferece o serviço, é estimada conforme a tabela abaixo:

O departamento de vendas da loja deseja estimar o número de acessos após 40 horas de exposição do link patrocinado no portal. Usaremos a função CRESCIMENTO para realizar esta previsão. Antes de continuarmos, contudo, observe um gráfico da curva ajustada para os pontos acima:

A estimativa para o número de acessos após 40 horas corresponde ao ponto desta curva, ou seja, é dada pelo valor de y(40). Para estimar qual é a curva apropriada, contudo, a função CRESCIMENTO precisa dos pares (horas; acessos). Siga os passos abaixo para realizar a previsão:
  • Abra o assistente de função;
  • Selecione a categoria estatística;
  • Selecione a função CRESCIMENTO;
  • Na janela de argumentos da função, forneça os argumentos adequados. A primeira série de dados é H4:H11, a segunda, G4:G11 e o valor de x é G12. Observe o preenchimento dos campos:


Encerre o assistente clicando no botão OK. Observe a fórmula gerada:


Veja também o resultado da função, que indica o número estimado de acessos após quarenta horas de exposição do link:


Pratique! (Aprenda como montar e utilizar a planilha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário