segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

COMO CONSTRUIR UM DIAGRAMA DE GANTT





DIAGRAMA DE GANTT


Esta planilha especial é uma pequena solução contendo um diagrama de Gantt, disponível para uso imediato. Diagramas de Gantt são um tipo de gráfico de barras freqüentemente utilizado em gerenciamento de projetos. 

Veja o exemplo abaixo:




Na imagem, temos diferentes barras (a princípio, em uma tonalidade clara de laranja) que representam a duração de cada tarefa em relação ao cronograma do projeto. Conforme algum progresso é feito em cada tarefa, os quadrados correspondentes são alterados para a cor verde. Isto permite uma visualização rápida do andamento do projeto como um todo. Além disso, as tarefas atrasadas em relação à data atual (no exemplo acima, o dia 22 de maio de 2007) são pintadas com uma tonalidade mais forte de laranja para que se saiba que não estão em dia.

Para montar diagramas para seus projetos, você só precisará definir algumas informações. Observe a imagem abaixo:


Você precisará fornecer as seguintes informações:

  • Nome, data esperada de início e de término do projeto. Você pode inserir qualquer data de início e de término, desde que o período não ultrapasse 180 dias;
  • Tarefas, com descrição, data de início, término e andamento. O andamento da tarefa é um número entre 0 e 100% que representa quanto da tarefa já foi concluída. Altere estes valores diariamente para manter seu diagrama sempre atualizado;
  • Milestones (marcos) e deliverables (entregáveis): nome, tipo e data. Você pode adicionar nesta tabela as datas de todos os eventos críticos do seu projeto. Entregáveis são quaisquer resultados tangíveis do projeto: no exemplo acima, os esboços e materiais impressos são entregáveis. Já marcos são pontos críticos do projeto, como por exemplo a entrega dos esboços para aprovação da diretoria. Em geral, marcos são pontos de verificação do andamento do projeto, ou o resultado de uma ou mais tarefas que produzam entregáveis cruciais.

Siga as instruções da tabela, preencha os dados do seu projeto e abra a planilha "Diagrama" para obter o diagrama preenchido. Quando desejar alterar o andamento ou adicionar tarefas, basta preencher os campos restantes na tabela "Dados do projeto".

Nota: a planilha vem ajustada de forma a permitir nove tarefas no projeto. Se você precisar de mais tarefas, basta destravar ambas as tabelas e adicionar a mesma quantidade de linhas entre as linhas 8 e 16 de "Dados do projeto" e as linhas 6 a 14 de "Diagrama".

Para ter acesso às instruções de montagem do Gráfico de Gantt, clique no link: Baixe a planilha para praticar.

BOA SORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário