sábado, 16 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA PARA SUA FRANQUIA

Uma franquia é, antes de qualquer coisa, uma empresa, e como tal precisa ser gerenciada  em seus aspectos mais importantes: Operacional, Comercial e Financeiro. 

É freqüente encontrar franqueados que são craques no gerenciamento da operação ou outros que são vendedores natos. Da mesma forma, também é freqüente encontrar franquias mal gerenciadas sob o aspecto financeiro. Mas uma coisa é fato para a administração de franquias: todos os franqueados precisam gerenciar de maneira adequada e simultânea as três áreas - operacional, comercial e financeira. Infelizmente, entre as três áreas, a menos prestigiada é a financeira. 

Para gerenciar as finanças de uma franquia, algumas ferramentas básicas são utilizadas: demonstrativos de resultados, balanço patrimonial e fluxo de caixa:

  • Demonstrativos de Resultados: são assim chamados porque demonstram se a empresa ganhou ou perdeu dinheiro em um determinado período, como isso aconteceu e quanto isso representou. É o conhecido tal do 'lucros e perdas" e retrata uma situação passada;
  • Balanço Patrimonial: é uma fotografia da empresa em determinado dia sob a ótica das contas chamadas patrimoniais. Balanços e demonstrativos dizem respeito ao passado.
  • Fluxo de Caixa: é uma ferramenta de gerenciamento financeiro por excelência e possui  uma função muito importante - fotografar o presente e projetar o futuro financeiro da empresa. Entenda isso como saber exatamente o que deve ser pago, o que deve ser recebido e quanto vai sobrar ou faltar no caixa. Essa ferramenta é fundamental para programar pagamentos e recebimentos. Sem essa visibilidade a empresa fica diariamente em uma das duas situações abaixo: 
  1. O dinheiro fica parado na conta quando poderia ser aplicado, render ou ser investido na franquia;
  2. A conta fica devedora e, assim, a empresa paga juros aos bancos e o franqueado fica correndo atrás de recursos para pagar as contas a vencer ou vencidas. 

Como o custo financeiro do dinheiro no Brasil é altíssimo, a falta de planejamento financeiro - leia-se a falta de um bom fluxo de caixa - é bem onerosa. Por vezes, esse custo financeiro é superior à rentabilidade operacional da empresa. 

Quando isso ocorre, é necessário um aporte de capital. Em decorrência, a franquia - que deveria prover sustento ao franqueado - passa a ser sustentada por ele. Se essa situação perdurar, certamente o negócio se tornará inviável financeiramente.

De forma muito simplificada, um fluxo de caixa contabiliza contas a pagar com contas a receber. O problema no varejo é prever exatamente quanto e quando o dinheiro entra - embora se saiba quando e quanto sairá de dinheiro. Para atenuar esse problema, é necessário conhecer a operação de forma a prever entradas financeiras e continuamente fazer ajustes nessas projeções, aproximando a previsão da realidade. Com o tempo, as previsões financeiras ficam bem acuradas.

Esse exercício permite a correta programação das datas de vencimentos das contas, sua distribuição no tempo e ainda possibilita uma excelente fundamentação financeira para negociação com fornecedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário