sexta-feira, 22 de junho de 2012

MATEMÁTICA FINANCEIRA FÁCIL NO EXCEL


MATEMÁTICA FINANCEIRA FÁCIL NO EXCEL

Nessa postagem, apresentaremos para vocês as principais funções de matemática financeira do excel, de forma simples e didática, em razão de sua grande importância no dia a dia das pessoas e das empresas em assuntos relacionados a financiamentos e aplicações.

As funções relacionadas à matemática financeira envolvem a análise do valor do dinheiro no tempo para questões de financiamentos e aplicações. A maior parte dessas funções pode utilizar os argumentos abaixo relacionados.

Clique nos links abaixo para conhecer em detalhe cada uma das principais funções da matemática financeira. Os nomes listados abaixo são os das funções no Excel:
É o custo do dinheiro no tempo (taxa de juros) por um período determinado, podendo ser diário (a.d.), mensal (a.m.), trimestral (a.t.), semestral (a.s.), anual (a.a.) etc.
Número de períodos ou parcelas existentes.
É o valor desembolsado a cada período, seja como pagamento ou recebimento para cada valor de uma parcela parcela fixa. Não se esqueça de que valores desembolsados devem ser negativos, de forma que, ao utilizar este argumento em uma função, você deverá conferir este argumento e alterar seu sinal se for o caso.
Importante: só é necessário informar este campo quando não tenho o Valor Futuro e vice-versa.
Valor futuro é o valor obtido ao final de um período por uma aplicação ou financiamento. Por exemplo, para se obter $1.000,00 (VF) dentro de 12 meses (NPER), quanto deverei aplicar hoje a uma taxa de juros (TAXA) de 1% ao mês? O resultado final será chamado de valor futuro.
Importante: insira nesse campo o sinal negativo antes da referência a uma célula ou número para que o resultado do VP seja positivo, seguindo o raciocínio do fluxo de caixa. O mesmo se aplica ao PGTO.
Valor presente é o valor do dinheiro trazido à data atual, ou seja, isolado dos juros.
  • TIPO
Este é um parâmetro adicional fornecido a algumas das funções financeiras: ele pode assumir o valor 0 para indicar pagamento antecipado (no início do período) e 1 para pagamento postecipado (no final do período). Por exemplo: se na compra de uma televisão a primeira prestação for paga após o primeiro mês, o tipo será 0; se ela for paga no ato da compra, o tipo será 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário