sexta-feira, 6 de julho de 2012

DEFINA BEM SUA FRANQUIA


ALGUMAS DICAS PARA DEFINIR SUA FRANQUIA


Auto Avaliação 

Analise se você está disposto a trabalhar durante muitas horas seguidas, sacrificar alguns finais de semana e até mesmo algumas noites. 

Avalie sua disponibilidade financeira. Nem sempre vale a pena dar o passo maior do que a perna. 

Analise se você está disposto a abrir mão de uma certa parcela de sua independência, para atuar conforme os padrões estabelecidos por um franqueador. 
Seja realista quanto aos seus pontos fortes e fracos, seus objetivos e suas habilidades. Use o tempo que for necessário para fazer sua auto-avaliação. 

Compare seu perfil com as oportunidades no mercado 
Não escolha uma franquia apenas pelo tipo de produto. Gostar de comprar roupas não significa que você vai gostar de administrar uma loja. Uma franquia de sucesso pode ser um fracasso nas mãos de um empresário que não se identifique com aquele tipo de negócio. 
Busque franqueadores que tenham condições e interesse efetivo em lhe oferecer o apoio adequado, de modo a supri-lo nas suas deficiências. 
Discuta o assunto com seus familiares. Você precisará do apoio e da cumplicidade deles para o negócio dar certo. 
Entre em contato com os franqueadores de seu interesse. 

Faça os contatos com os franqueadores 
Entre em contato direto com os franqueadores pelos quais estiver interessado. 
Lembre-se de que estará ocorrendo um processo mútuo de avaliação: você estará avaliando o franqueador e ele, por sua vez, estará avaliando você. 
Se um franqueador atende mal os candidatos a franqueado, é bem provável que esse seja o padrão de atendimento que lhe será oferecido se você se tornar um franqueado dele. 

Avalie as informações 
Avalie cuidadosamente o material enviado pelo franqueador e não se precipite em escolher a franquia já nesse momento. 
Compare suas características pessoais com as informações enviadas pelos franqueadores selecionados e descarte aquelas franquias com as quais você não se identifique, ou para as quais perceba que não tenha as características necessárias. 
Escolha poucas franquias para investigar a fundo. Mantenha o foco. Marque reuniões com esses franqueadores. 

Inicie a investigação 
Feita a triagem prévia, procure restringir sua investigação a um número reduzido de franquias. Do contrário, não conseguirá ir tão a fundo quanto deveria, com relação a cada uma. 
Marque uma entrevista com cada um dos franqueadores que estiver pesquisando e inicie para valer o processo de investigação. 
Sempre que possível, o primeiro encontro deverá ocorrer na sede da empresa franqueadora, para que você possa observar como funciona a organização do seu (quem sabe) futuro parceiro. 
Tome nota de tudo o que ouvir ou observar em suas entrevistas com os franqueadores e nas visitas às respectivas sedes e unidades próprias. 

Avalie a franquia e o franqueador 
Pergunte tudo, sendo objetivo e cortês. Lembre-se de que você também estará sendo avaliado. 
É bem provável que, a cada passo, o franqueador o esteja testando, com o objetivo de avaliar suas qualificações para operar a franquia com sucesso. 
Procure conhecer o máximo que puder sobre a estrutura organizacional do franqueador, seu "pacote de franquia" (quais serviços são oferecidos pela empresa franqueadora), seu programa de treinamento, seus manuais e sua(s) unidade(s) piloto (as unidades próprias onde o franqueador testa, na prática, novos produtos ou serviços, antes de implantá-los na rede). 

Entreviste os franqueados 
Peça a cada franqueador uma relação completa de todas as suas franquias em operação e também daquelas que, por algum motivo, foram fechadas ou revendidas. 
Na Circular de Oferta de Franquia, (que normalmente é entregue pelo franqueador aos candidatos num estágio mais avançado do processo de seleção) você encontrará informações sobre a empresa franqueadora. Analise-as cuidadosamente e cheque com os franqueados se tudo o que está escrito ali é verdadeiro. 
O contato com franqueados das empresas que estiver investigando ajudará você a obter informações sobre o período inicial da operação, que é considerado o mais crítico, e também sobre a forma como o franqueador se relaciona com sua rede ao longo do tempo. 
Não deixe de procurar os ex-franqueados, aqueles que, por qualquer motivo, abandonaram a rede, ou foram excluídos dela. 

Tome sua decisão 
Liste os itens investigados e dê nota de zero a dez a cada franquia, com relação a cada um deles. 
Escolha a franquia de melhor pontuação, a que melhor se adapte a você, e verifique mais uma vez se seus recursos financeiros serão suficientes para adquirir e implantar uma unidade da mesma. 
Não deixe de consultar um bom advogado de sua confiança, que entenda de franchising e de negócios, para ajudá-lo a analisar a Circular de Oferta e também o Contrato de Franquia (item a item) e outros documentos que você deva firmar. 
Discuta sua escolha com a família e procure envolvê-la no processo de decisão. 


Faça o Plano de Negócio
Até a oitava dica você apenas decidiu que investirá seus recursos em uma franquia e identificou a franquia de sua preferência. Entretanto, para que possa fechar o negócio, é imprescindível a elaboração de um Plano de Negócio, o estudo que irá demonstrar a viabilidade econômico-financeira do seu projeto de abrir uma franquia. Por sua importância ,sugiro a contratação de profissional especializado em projetos dessa natureza. Demonstrada sua viabilidade, ou seja, sua franquia apresenta a rentabilidade que espera para apresentar lucros e poder crescer, contate e franqueador e feche o negócio. Boa Sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário