segunda-feira, 16 de julho de 2012

RENOVAÇÃO DO CONTRATO DE FRANQUIA


RENOVAÇÃO DO CONTRATO DE FRANQUIA

Um erro muito frequente que os franqueadores cometem é renovar o contrato de franquia geralmente após 5 anos de parceria sem avaliar o desempenho da unidade, durante a vigência deste primeiro contrato, às vezes até ignorando o porquê do investimento ainda não ter sido recuperado. Franqueadores em geral pressionados por seu voraz plano de expansão entendem que o território tem que ser ocupado, ou mesmo reocupado, caso o franqueado não tenha intenção de renovar o contrato, ou ainda não esteja plenamente certo de que pretende fazê-lo, muitas vezes considerando que é o momento de argumentar e fazer exigências. 

A renovação não garante resultado. É importante a revitalização da parceria. É necessário reciclar os conceitos do franqueado e manter seus programas de treinamento. O franqueado, seguramente, não tem mais o mesmo perfil do início das operações, quando dependia inteiramente do franqueador. Podemos descrever o perfil do franqueado na primeira vigência do contrato como a evolução de uma criança: no início da parceria comporta-se como um bebê recém nascido, ou seja, depende 100% e exclusivamente do franqueador. No decorrer do primeiro ano e geralmente parte do segundo passa a se comportar como uma criança que já possui vontade própria: chora, ri , esbraveja mas ainda depende do franqueador para dar seus primeiros passos. A partir do terceiro ano é comum os franqueados se comportarem como típicos adolescentes, quando acham que o franqueador não sabe nada, quem sabe são os outros, querem mudar o mundo, digo a franquia, e são contrários a tudo de maneira geral mesmo que seu desempenho seja satisfatório, pois passam a conhecer um mundo exterior ao daquela casa, digo daquela franquia. 

Porém, a partir do quarto e quinto anos, atingem a maturidade, passam a participar ativamente do crescimento da rede, e nesta fase de renovação do contrato só tem a contribuir com o negócio. Mas é comum alguns jovens retardarem um pouco a obtenção desta maturidade, como também ocorre com alguns franqueados, razão pela qual a renovação não deve ser feita de forma padronizada, comum a todos, mas sim de forma personalizada, avaliando e agindo de acordo com o perfil, desempenho e grau de maturidade do negócio de cada um.

É importante investir em treinamento para as próximas fases do projeto, renovar de fato a parceria, propondo ações de marketing, planos de metas, e redefinindo se for o caso o território da franquia. Geralmente nesta fase, decorridos os primeiros 5 anos as redes franqueadoras também evoluíram, efetuaram mudanças, e acreditamos tenham se adequado as mudanças impostas pelo mercado.

Portanto, franqueador e franqueado devem ficar atentos para a época da renovação, cada um vislumbrando o seu negócio, as variáveis do mercado e perspectivas futuras, com o objetivo de renovarem de fato a parceria, visando um crescimento sadio da rede que possibilite a expansão do mercado e maior rentabilidade da unidade franqueada.

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