quinta-feira, 29 de maio de 2014

COMO CALCULAR O PRINCIPAL INDICADOR DE EFICIÊNCIA FINANCEIRA DA EMPRESA


















Empresas são mais eficientes quando conseguem maximizar a relação custo/benefício. Em termos práticos, preferimos chamar de relação benefício/custo, ou seja Maximizar = Benefício/Custo, que traduzido para o mundo dos negócios, Benefício quer dizer Lucro e Custo significa Investimento. Melhor dizendo, as empresas são mais eficientes à medida que conseguem “tirar” o máximo de lucro em relação ao investimento realizado (ou capital empregado).
Portanto, o que a empresa deve fazer é maximizar sua relação Lucro/Investimento. Inicialmente, vamos discutir que lucro é este de que estamos tratando. Não é o lucro contábil, e sim o lucro econômico, chamado de EVA – Economic Value Added ou Valor Econômico Agregado.
O investimento demanda capital. Ou seja, $10.000 de investimento demandam $10.000 de capital e geralmente este capital de $10.000 é representado por capital de bancos (e assemelhados tipo debêntures, etc.) e capital de acionistas.
Tanto o capital de bancos como o capital de acionistas tem custo. O somatório de ambos os custo é o denominado custo do capital.
Portanto, das receitas de uma operação devemos retirar todos os custos da operação e todos os custos do capital empregado e quando houver sobra teremos lucro econômico (EVA positivo). Quando houver falta teremos prejuízo econômico (EVA negativo).
Resumindo:
Receitas
(-) Impostos sobre as receitas
(-) Custos da operação
(-) Despesas da operação
(=)Lucro operacional (LO) (-) IR/CSLL sobre o LO
(=)Lucro operacional líquido
(-) Custo do capital de terceiros
(=) Lucro líquido
(-) Custo do capital próprio
(=) Lucro ou prejuízo econômico (EVA)
Podemos ainda resumir o quadro acima da seguinte maneira:
(=) Lucro operacional líquido
(-) Custo do capital (terceiros mais próprio)
(=) Lucro ou prejuízo econômico (EVA)
Portanto, o que a empresa deve é:
Maximizar = EVA/Investimento
Como investimento é igual a capital empregado, temos:
Maximizar = EVA/Capital Empregado
Esta relação é o melhor indicador de eficiência.



Exemplo:
Os dados a seguir são da mesma empresa Alfa.
Importante: embora o calendário sinalize que estamos tratando de resultados encerrados, nada impede que este modelo de análise seja aplicado a séries projetadas:
Informação
2002
2003
2004
EVA
$1.000
$1.200
$1.560
Variação anual
20%
30%
Conclusões:
2003 em relação a 2002: O desempenho da empresa melhorou. O EVA subiu 20%.
2004 em relação a 2003: O desempenho da empresa melhorou ainda mais. O EVA agora subiu 30%. Entretanto, estas conclusões podem estar absolutamente equivocadas, mas por que? Porque estamos olhando a evolução do EVA, mas não estamos percebendo a evolução do investimento ou do capital empregado e que, relembrado - a eficiência deve ser observada pela evolução da relação:
Maximizar = EVA/Investimento , ecomo investimento é igual a capital empregado, temos:
Maximizar = EVA/Capital Empregado
As conclusões sobre o desempenho da empresa Alfa se alterarão significativamente com o seguinte conteúdo complementar:
Informação
2002
2003
2004
EVA
$1.000
$1.200
$1.560
Variação anual
20%
30%
Investimento
$3.000
$3.900
$5.460
Variação anual
30%
40%
Novas conclusões:
2003 em relação a 2002: O desempenho da empresa piorou (ficou menos eficiente). O EVA subiu 20%, mas o investimento(capital empregado) subiu 30%.
2004 em relação a 2003: O desempenho da empresa piorou ainda mais (ficou menos eficiente ainda). O EVA agora subiu30%, mas o investimento (capital empregado) subiu 40%.
Em resumo: a empresa está crescendo o lucro econômica, mas crescendo numaproporção maior o investimento realizado (capital empregado) para obter o EVA.
Estas novas conclusões ficariam mais ainda mais claras, se mostrássemos no quadro a relação EVA/Investimento:
Informação
2002
2003
2004
EVA
$1.000
$1.200
$1.560
Variação anual
20%
30%
Investimento
$3.000
$3.900
$5.460
Variação anual
30%
40%
EVA/Investimento
33,33%
30,77%
28,57
Conclusão final: para saber se a empresa está ficando mais ou menos eficiente em relação a ela mesma, deveremos acompanhar a evolução histórica e projetada da relação EVA/Investimento (capital empregado).





Com base nos resultados realizados no ano de 2004, a empresa Beta registrou uma relação EVA/Investimento (capital empregado) de 8%. Ao longo dos últimos cinco anos, a análise histórica desta relação mostrou uma eficiência crescente, o que é muito bom, porém, a empresa deseja se posicionar em relação aos seus principais concorrentes.
Para tanto, foram selecionadas as 12 principais empresas concorrentes. Foi elaborada uma tabela com a relação EVA/Investimento (capital empregado), com base nos resultados realizados em 2004.
A empresa A, a de melhor desempenho, tem a relação EVA/Investimento de 12% e embora a empresa A esteja em primeiro lugar, isto não significa duas coisas:
  1. Que ela tem o maior EVA.
  1. Que ela tem o maior investimento realizado (ou capital empregado).
Significa isto sim, que ela tem o maior lucro econômico pelo investimento realizado.
Em 2004, para cada $1 de investimento, a empresa A gerou $0,12 de lucro econômico (EVA).
Veja o quadro a seguir:


As 12 empresas foram divididas em quatro quartis (destacados no quadro acima pelas cores).Cada quartil contém três empresas.A média aritmética de cada quartil está calculada na coluna da direita.Uma qualificação proposta para os quartis é a seguinte:


A empresa Beta, com uma relação EVA/Investimento (capital empregado) de 8%, está no segundo quartil, o verde, com um desempenho médio-superior.A empresa Beta estáposicionada entre as boas empresas do setor, mas não entre as melhores. Para estar entre as melhores empresas do setor, sua relação EVA/Investimento em 2004 deveria estar entre 10% a 12%.
A menos que as melhores empresas do primeiro quartil amarelo possuam diferenciais competitivos que a empresa Beta não possa alcançar, esta deveria identificar e implantar estratégias que resultassem numa evolução da relação EVA/Investimento (capital empregado) nos patamares das melhores empresas
Obrigado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário