sexta-feira, 23 de maio de 2014

COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS





                                                   COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIOS





Um BP é basicamente um mapa para se atingir o destino desejado. Idealmente, ele o conduz do ponto de partida à meta final: do conceito básico do negócio a uma empresa saudável e bem-sucedida. Além disto, fornece uma noção dos obstáculos, indicando caminhos alternativos.

Muitas pessoas vêm o processo de planejamento empresarial como uma desagradável rotina. Na realidade, é uma oportunidade. Durante a criação de seu BP, você tem a possibilidade de:

1)   Aprender a respeito de seu ramo de atividade e do mercado,

2)   Ter controle sobre sua empresa e

3)   Conseguir competitividade.









Quase sempre o BP é elaborado quando alguém está pedindo: o banco, um investidor, etc.
Por esta razão, a elaboração de um BP é tratada como sendo um "fardo" ao invés de uma oportunidade de estabelecer metas para o longo prazo.Mas apesar disto, o BP tem como maior beneficiário a própria empresa, pois permite atingir suas metas de longo prazo.

Portanto, a elaboração de um BP possibilita às empresas:

Tomar decisões cruciais para a empresa, que enfoquem suas atividades e maximizem recursos;

Compreender os aspectos financeiros de sua empresa, inclusive fluxo de caixa e ponto de equilíbrio;

   Coletar informações indispensáveis sobre o ramo e marketing;

 Prever e evitar obstáculos que sua empresa possa provavelmente encontrar;

Adotar metas específicas e medidas de avaliação do progresso ao longo do tempo;

Expandir-se em novas direções que proporcionem lucratividade crescente;

Tornar-se mais persuasivo com as fontes de recurso.

Um business plan fornece mecanismos que valorizam o gerenciamento nas seguintes áreas:

Marketing: Através do desenvolvimento de um BP baseado em um mercado-alvo bem definido e de uma avaliação do ramo de atividade e concorrência;

Operações: Através da criação e avaliação dos procedimentos, da distribuição de mão-de-obra e do fluxo e distribuição de trabalho necessários ao bom gerenciamento da empresa no dia-a-dia.

Projeções financeiras: Através da projeção realista do fluxo de caixa, receita e despesa, análise dos pontos de equilíbrio, e através da criação de canais de informações que o mantenham totalmente informado sobre sua posição financeira.

Desenvolvimento de longo prazo: Através da definição de metas e objetivos específicos; da identificação de marcos significativos; e da definição do posicionamento da empresa de modo a atender tanto às mudanças internas quanto externas






As 5 etapas fundamentais de um processo de planejamento empresarial inclui:

Definição de seu conceito básico de empresa: Com a empresa em funcionamento é tentador deixar de cumprir esta fase, mas se a intenção é a de realmente desenvolver estratégias para o sucesso futuro, é necessário examinar primeiro as premissas que caracterizam as atividades atuais da empresa.

Coleta de dados sobre a exequibilidade e os pontos específicos do conceito: antes de iniciar o BP, é preciso coletar as informações. Informações sólidas mostram um quadro realista do que acontece a empresas semelhantes, bem como proporcionam um melhor reconhecimento de sua própria empresa. Estas informações devem ser buscadas nos mais variados locais: serviços de referência, associações comerciais, etc.

   Enfoque e aperfeiçoamento do conceito com base nos dados compilados:

Uma vez concluídos os esforços iniciais de pesquisa, porém antes de estabelecer os componentes específicos de seu plano, faça uma reavaliação de seu conceito de negócio. À luz das informações que você já tem em mão, verifique se a sua idéia, como foi concebida originalmente, precisa ser modificada ou reforçada.



   Esboço dos pontos específicos da empresa e

Composição do plano de forma atraente: Algumas dicas de como tornar seu plano mais atraente:

   Faça uso da linguagem para ter sucesso;

   Tenha cuidado com os superlativos;

   Evite observações puramente objetivas;

   Utilize termos empresariais;

   Utilize números para causar impacto;

   Saiba quando e como ser redundante;

   Utilize ítens assinalados por pontos;

Utilize recursos visuais no plano (fotos, ilustrações, gráficos, tabelas, design visual, editoração eletrônica, etc.) e

   Faça uma boa encadernação do plano.






 Resumo Executivo (RE)

“Se o BP não for entendido da primeira vez, não será entendido nunca mais”

É a parte mais importante do BP

Se você não “atrair” o cliente no Resumo Executivo, ele não vai “perder tempo” no resto do trabalho

O RE é feito por último, embora ele apareça primeiro no BP

O RE acompanhado das demonstrações financeiras eventualmente precede o plano todo

Em 2/3 páginas, precisa-se dizer/convencer o leitor que:

O conceito básico do negócio faz sentido;

A empresa foi cuidadosamente planejada;

O gerenciamento é competente;

Existe um mercado bem definido;

A empresa apresenta vantagens competitivas;

As projeções financeiras são realistas;

Os investidores/agentes financeiros tem excelente possibilidade de ter retorno do investimento, e

O roteiro de um Resumo Executivo é assemelhado ao do BP (clareza, brevidade, relevância e atratividade).





A Descrição da Empresa

Máxima: “Muitas empresas fracassam por falta de conhecimento da própria empresa em que se atua”

Dois objetivos deverão serão alcançados:

1)   Entendimento dos objetivos da empresa/declaração da missão (o leitor precisa ter o conceito do negócio). Deverá ficar clara a “cultura corporativa”.

2)   Fornecimento de uma “visão geral do negócio” (de tudo um pouco).



Guia para declaração da missão:

Alcance/natureza dos produtos/serviços oferecidos;

Qualidade;

Preço;

Serviço;

Relacionamento com o cliente em termos globais;

Estilo de administração / relacionamento com funcionários;

Características do ambiente de trabalho;

Relacionamento com as empresas do setor;

Incorporação de novas tecnologias / outros novos desenvolvimentos;

Crescimento / perspectivas de lucro;

Relacionamento com a comunidade / meio ambiente / outras metas de interesse social;

Outras metas pessoais / de administração, etc.





Guia para fornecimento da visão geral do negócio:

Visão geral do grupo;

Nome da empresa (legal e de mercado);

Constituição legal (inclui controle);

Administração;

Localização da empresa (inclui área útil, número de colaboradores, área geográfica atendida etc.);

Histórico (marcos e sucesso) e estágio de desenvolvimento;

Posição financeira (ativos operacionais, passivos operacionais, dívidas e CP e LP, patrimônio líquido, receitas líquidas, lucro operacional, lucro líquido etc.);

Produtos e serviços (inclui lançamentos);

Investimentos previstos, e

Licenças e patentes.

A Análise do Ramo

Objetivo: identificar as forças que interferem no ramo.

Ramos: conjunto de todas as empresas fornecedoras de um mesmo produto ou serviço, de outras empresas relacionadas “antes e depois”.

Concentração:

Descrição do ramo;

“Segredos do sucesso” (fatores decisivos para a compra);

Variáveis chaves da demanda;

Tendências para o ramo, e

Oportunidades estratégicas.

O Mercado Alvo

Objetivos:

Apresentar quem são seus clientes, onde estão, o que querem e o que podem comprar.

Evidenciar se a empresa é voltada para o mercado.

Itens:

Descrição do cliente;

Localização do cliente;

Critérios de avaliação do produto;

O que querem e podem comprar;

Como alcançar o cliente;

Tendências e dimensão do mercado, e

Oportunidades de novos negócios.

A Concorrência

Guia para análise de concorrência:

Posição competitiva;

Quem são os maiores concorrentes;

Quem são os melhores concorrentes;

Quais os prós e os contras (aponte os critérios de comparação e comprove);

Potenciais concorrentes futuros;

Barreiras à entrada de novos concorrentes, e

Plano de ação para vencer/conviver com a concorrência.





Plano de Marketing & Estratégia de Vendas

“Se não puder atingir o cliente, não há como permanecer no negócio”

“O plano de marketing deverá se capaz de entrar em contato e motivar o cliente” “O marketing se destina a aumentar o conhecimento do produto pelo cliente; as vendas constituem a ação direta para solicitar e atender os pedidos dos clientes”

Guia:

Como tornar seus clientes cientes da existência de seu produto e serviço;

Que tipo de mensagem transmitir ao cliente sobre o produto / serviço ou empresa;

Métodos específicos utilizados para transmitir e reiterar a mensagem, e

Como estruturar as vendas existentes (força e processo de vendas).

Operações



“Noventa por cento do sucesso advém da execução adequada das operações essenciais”

O objetivo desta seção é explicar o funcionamento do dia a dia da empresa”.

Questões:

Que sejam fundamentais à natureza e ao sucesso da empresa;

Que dêem competitividade significativa, e

Que sejam capazes de superar dificuldades freqüentemente encontradas.



Administração e Organização

Os funcionários são a chave do sucesso. A experiência, as habilidades e personalidade da equipe possuem um impacto muito maior no progresso de longo prazo de uma empresa do que o produto ou serviço oferecido

  Itens:

Estrutura organizacional (papéis)

Pessoas chaves (retrospecto de sucesso)

Estilo de administração (processo decisório)

Treinamento

Sucessão


Desenvolvimento de Longo Prazo

“Não há como atingir um objetivo que não foi definido”

  Itens:

Objetivos finais do negócio (quais e quando)

Objetivos intermediários (fases)

Como alcançar os objetivos (todos os recursos necessários)

Riscos





Demonstrações Financeiras de Longo Prazo

“Boa capacidade de pagamento dos juros da dívida e do juros do capital”

Itens:

Pontos fortes e pontos fracos

Qualidade dos ativos operacionais

Perfil da dívida (custos e prazos)

Custo do capital próprio

Retorno operacional X CMPC

Estrutura patrimonial ideal


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