quarta-feira, 12 de setembro de 2012

GESTÃO ESTRATÉGICA DO FLUXO DE CAIXA


Gestão Estratégica do Fluxo de Caixa





O processo de definição e implantação de um fluxo de caixa em uma empresa requer um profundo nível de compreensão e conhecimento dos seus processos de funcionamento, ciclo de produção, de movimentação de recursos e o mais importante, a missão da empresa e sua estratégia de crescimento no tempo.


O exemplo que apresentamos aqui, através de uma planilha, obviamente não tem a pretensão de exaurir o assunto, nos níveis de abrangência e complexidade que o assunto exigiria, mas apresentar um valioso instrumento de gestão de fluxo de caixa com finalidade estratégica, de enorme potencial, que você pode adaptar às peculiaridades de sua empresa.

É um exemplo hipotético de entradas e saídas de caixa, onde é preciso analisar detalhadamente cada grupo de conta pelo percentual de representatividade no grupo; apresentar o fluxo de caixa em sintético e analítico e analisar o fluxo de caixa pela sazonalidade das operações. Então, algumas perguntas precisam ser feitas:

  • O que fazer para analisar as contas pelo grau da sua representatividade dentro de cada grupo?
  • Como fazer para visualizar o fluxo de caixa de forma sintética ou analítica?
  • Como fazer para focar nas contas que darão o maior retorno positivo para as empresa e minimizar os impactos negativos representados dentro do fluxo de caixa?
  • Enfim, como determinar, pesquisar e fazer a gestão estratégica do fluxo de caixa de uma empresa?
Montagem da planilha   

  • Com base na planilha anterior, construa estrutura de tópicos para os subgrupos do fluxo de caixa, que podem ser visualizados através da ferramenta específica do Excel em Dados/Organizar estrutura de tópicos/Agrupar,  visualizando as diferentes opções entre o analítico e o sintético;
  • Construa no final direito da planilha uma coluna que calcule o percentual de representatividade de cada conta em seu  respectivo grupo;
  • Verifique se as linhas de cada conta são as mais adequadas para a sua empresa e faça as adaptações que forem necessária para a sua melhor gestão;
  • Procure buscar  de forma automática as informações que devem alimentar automaticamente o seu fluxo de caixa através da ferramenta do Excel como Dados/Obter dados externos/Criar nova consulta ao banco de dados. Isso irá facilitar a organização e gestão das suas informações além de dar maior confiabilidade na tomada de decisão.

Conclusão

  • Com certeza as ferramentas do Excel poderão lhe ajudar na gestão e organizações do seu fluxo de caixa, porém somente você e os gestores da sua empresa é quem poderão determinar quais as contas e as respectivas aberturas que deverão ser gerenciadas;
  • Para buscar um melhor resultado na gestão do seu fluxo de caixa é preciso analisar cuidadosamente as contas de maior representatividade, buscando assim maximizar as contas de ENTRADA de recursos e minimizar as contas de SAÍDA de recursos.
  •  As decisões tomadas a partir das informações obtidas do fluxo de caixa projetado de curto prazo serão, quase sempre, do tipo:

  1. O quanto deverá ser aplicado, a partir de quando, em que ativos e por quanto tempo; 
  2. O quanto poderá ser retirado do giro sob a forma de investimentos ou de retirada dos acionistas e quais as conseqüências desta decisão; 
  3. O quanto terá que ser aportado à empresa sob a forma de empréstimos, transferências, capital dos acionistas ou venda de imobilizado de forma a “fechar” o caixa; 
  4. Que tipos de captações deverão ser feitas, a partir de quando, em que volumes e por quanto tempo; 
  5. Qual o caixa mínimo que a empresa deverá manter em seu “Disponível” para fazer face aos seus compromissos. 
Além de acompanhar e projetar o Fluxo de Caixa é preciso enxergar, entre outras coisas, o que está afetando seus resultados:

  • Se a empresa gera caixa suficiente para financiar suas próprias operações?
  • O quanto pode ser retirado de recursos da Empresa, sob a forma de dividendos ou de investimentos, sem que essa se fragilize financeiramente?
  • Qual a capacidade de endividamento da empresa?
  • A inadimplência dos clientes está aumentando ou diminuindo?
  • Os estoques estão girando mais depressa ou mais devagar?
  • Por que a empresa está gerando lucro e não está gerando caixa?
  • Por que é que mesmo a empresa tendo prejuízo, está sobrevivendo?

Para encontrarmos as respostas a todas essas questões, vamos clicar no link a seguir : Baixe a planilha para praticar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário