terça-feira, 9 de abril de 2013

CRIANDO TABELA DINÂMICA COM DADOS EXTERNOS



Criando tabela dinâmica com dados externos




Como já foi visto no conteúdo de tabela dinâmica, é um recurso bastante utilizado para selecionar ou combinar informações específicas de planilhas.
Além de trabalhar com dados pertencentes a uma só pasta de trabalho, a tabela dinâmica também permite a importação de dados provenientes de fontes externas como os arquivos do Access e de outros bancos de dados compatíveis bem como pastas de trabalho do Excel.
Neste tópico, iremos aprender como estruturar uma tabela dinâmica a partir de uma pasta de trabalho do Excel externa àquela que estamos utilizando.

Como usar o recurso

Para usar a Tabela dinâmica, siga os passos abaixo:
  • Abra uma planilha na qual deseja criar a tabela dinâmica.
  • Acione o menu Dados e clique sobre Relatório de tabela e relatórios dinâmicos.

Parte 1 - Selecionando a fonte de dados externa

Primeiramente, você irá indicar a origem dos dados e o tipo de relatório a ser criado, para isso, selecione as opções: Fonte de dados externos e Tabela Dinâmica
  • Clique em Avançar.
Feito isso, na próxima janela, você terá que indicar o local em que o arquivo do Excel ao qual deseja importar os dados está salvo.
  • Aqui, clique sobre o botão Obter dados.
  • Em Escolher a fonte de dados, selecione Arquivos do Excel e depois clique em OK para confirmar.
  • Localize a pasta em que a pasta de trabalho do Excel está salva, selecione-o e clique em OK.
Feito isso, o passo seguinte será indicar as tabelas e os campos da pasta de trabalho do Excel que deseja transformar em uma tabela dinâmica.
  • Selecione a(s) tabela(s) e os campos desejados.
Nas duas próximas janelas do Assistente, se desejar, você poderá aplicar filtros ou classificar os dados em ordem crescente ou decrescente. Clique em Avançar.
Por fim, na última janela, selecione a opção Retornar dados ao Microsoft Excel e clique em Concluir.
Com os dados da pasta de trabalho do Excel selecionados, clique em Avançar para continuar.
Na última etapa deste processo, escolha a localização que a tabela dinâmica será criada e clique em Concluir.

Pratique!

Parte 2 – Selecionando dados para a tabela dinâmica

Agora que finalizamos o processo de importação de dados é que propriamente iremos estruturar os dados da nossa tabela dinâmica.
Com o layout da tabela dinâmica montado, você deverá indicar a disposição dos campos que deseja exibir em sua tabela. Para isso, selecione os itens da Lista de campos da tabela dinâmica e arraste-os para os locais indicados.
Dependendo do tipo de dado que estiver trabalhando em suas planilhas, você poderá com a tabela dinâmica cruzar informações, somar totais e filtrar dados de acordo com os parâmetros que definir. Aqui cabe a você, testar as mais variadas opções disponíveis e explorar na prática a interatividade que a ferramenta de tabela dinâmica nos oferece.

Pratique!




Nenhum comentário:

Postar um comentário